No fim da obra, deve haver sempre uma visita para conferência dos aspectos estruturais, físicos e instalações do imóvel. Assim como a entrega da chave, esse é um dos momentos mais especiais na vida do condômino. Pois, além de ver de perto os detalhes do prédio, o morador pode finalmente visitar e fazer a vistoria do apartamento novo.

No entanto, nem sempre sabemos a que prestar atenção. E, no calor da emoção, podemos deixar passar alguns aspectos importantes. Para que você não passe por isso, preparamos este post para mostrar quais são os itens que não podem faltar em toda checklist de vistoria. Confira!

 

Por que fazer vistoria em apartamento novo?

Fazer uma vistoria em apartamento novo é a melhor forma de comprovar pessoalmente a qualidade do imóvel. Cada detalhe do seu investimento pode ser analisado e corrigido em tempo hábil, se preciso for. Dessa forma, o caminho é seguir uma lista de itens para não correr o risco de deixar algo importante de fora da análise.

Confira abaixo o que deve compor a checklist de vistoria em apartamento novo!

Metragem

Não é uma regra, mas é importante começar pela metragem. Comum em toda vistoria, a conferência das dimensões do espaço serve para comprovar o tamanho do imóvel em comparação com os números da planta baixa. Vale ressaltar a importância de conferir cada metro quadrado do apartamento, incluindo o interior dos cômodos e acessos.

Nivelamento

Desnível no contra piso pode indicar mau assentamento do porcelanato ou da cerâmica. E isso, no futuro, pode provocar problemas na estrutura. Por isso, é essencial conferir esse item da checklist também. Para comprovar o nivelamento, é mais comum o uso do esquadro. No entanto, também é possível vistoriar esse item, usando uma bola de gude.

Instalações

Conferir as instalações elétrica e hidráulica ajuda a identificar e corrigir pequenas falhas. Assim, evitam-se possíveis acidentes ou prejuízos materiais no longo prazo. A dica para vistoriar as instalações é simples: faça testes! Abra torneiras e teste interruptores e tomadas, deixando os aparelhos conectados por um tempo.

Acabamentos

Os acabamentos fazem parte da etapa final da construção de um condomínio e é outra parte importante para compor a sua lista de vistoria. Assim como nas áreas comuns, pinturas e revestimentos devem ser conferidos no interior do imóvel. O ponto principal da vistoria de acabamentos é analisar os detalhes e qualidade do material usado.

Portas e janelas

Por último, mas não menos importante: vistorie as portas e janelas do apartamento. Apesar de raro, podem haver pequenas falhas na hora da montagem. Se o imóvel for composto por mobílias, como os móveis planejados, também fique de olho nos detalhes das instalações. Em geral, falhas desse tipo são fáceis de corrigir.

A vistoria em apartamento novo comprado na planta é essencial para todo condômino. Pois, feito do jeito certo, a visita pode identificar possíveis falhas, permitindo a rápida correção. Além disso, é possível conferir de perto os acabamentos e itens do prédio. Pois, além do apartamento, a qualidade e os detalhes da área comum do condomínio podem valorizar ainda mais o seu investimento.

Como avaliar uma área de lazer de condomínio? Clique aqui para descobrir como fazer uma avaliação do jeito certo.