Tamanho ideal de apartamento: o que saber antes de escolher?

Tamanho ideal de apartamento - sala pequena

O tamanho ideal de apartamento impacta diretamente na qualidade de vida dos moradores. Foto: Pexels / Reprodução

Para comprar um imóvel, você precisa levar em conta uma série de fatores. O tamanho ideal de apartamento ou casa é uma das principais. Afinal, entender a metragem do imóvel lhe permite iniciar o planejamento de tudo aquilo que poderá ser posto dentro do seu lar.

Além disso, o preço do imóvel é medido por metro. Ou seja, cada pedaço a menos pode te fazer economizar bastante. Entretanto, como economizar sem perder espaço – e o mais importante – conforto?

Para te ajudar a entender como escolher a metragem do seu futuro apartamento, selecionamos alguns fatores que podem te ajudar a escolher sem abrir mão do conforto e, além disso, gastar além da conta. Confira!

 

Quanto tempo você pretende morar no apartamento?

Como imóveis são investimentos a longo prazo para a maioria das pessoas, eles devem ser comprados com base no tempo que você pretende morar nele. 

Afinal, não adianta comprar um apartamento com três quartos, por exemplo, se você deseja morar sozinho ou ter apenas um filho. Então, pra que investir em tanto para não utilizar, não é mesmo?

 

Quais ambientes serão mais utilizados?

A mesma lógica serve para os ambientes. Mesmo que um apartamento possua boa metragem, pode ser que determinados ambientes sejam menores que o ideal para as necessidades da família.

Apesar de isso poder ser resolvido através de reformas, o ideal é comprar um apartamento que venha pronto para você. Imóveis adquiridos ainda na planta, na maioria das vezes, podem sofrer pequenas alterações de projeto. 

 

A família irá crescer?

Se os planos para o futuro incluem o aumento do número de membros na família, é preciso levar isso em consideração ao comprar um imóvel. Afinal, quanto mais gente em casa, mais espaço é preciso para acomodar todos com conforto. 

Portanto, se você mora sozinho ou com seu parceiro e desejam ter um filho, é preciso pensar em um quarto a mais para acomodá-lo.

Como é a decoração que você deseja ter no apartamento?

A decoração de um imóvel reflete a personalidade dos moradores. Por isso, ela deve ser levada em consideração ao comprar um apartamento. Se você quer ambientes amplos, precisa escolher imóveis com sala e quartos maiores. 

Por outro lado, se você não quer muito trabalho com manutenção ou gosta de decorações com poucos móveis, apartamentos menores preenchem tranquilamente suas necessidades.

 

Pensa em ter ou já tem animais de estimação?

Ter um pet não é só cuidar dele: é necessário pensar no conforto do seu amiguinho. Por isso, leve em consideração a metragem do apartamento que você deseja comprar e já imagine se haverá uma área onde ele possa descansar com conforto.

 

Algum morador irá trabalhar em casa?

Por fim, mas não menos importante, muitas profissões já dão a possibilidade de você desempenhar grande parte das atribuições de forma remota. 

Se você gosta de trabalhar em casa, saiba que dedicar um espaço a isso é fundamental. Afinal, isso o ajudará a manter o bem-estar e evitar estresses enquanto se dedica às atividades do trabalho. Dessa forma, verificar se é possível fazer um home office ou pequeno escritório em casa também deve ser analisada. 

 

 

Qual é o tamanho ideal de apartamento para cada perfil de morador?

  • Para quartos de solteiro, 10 a 12 metros quadrados são suficientes para acomodar uma cama de solteiro, um guarda-roupa e uma escrivaninha ou rack, por exemplo.

 

  • Se o quarto for compartilhado por duas pessoas, o ideal é que ele possua um pouco mais de 12 metros quadrados.

 

  • Para o quarto de casal, 16 metros quadrados são suficientes para comportar um guarda-roupas e uma cama de casal. Além disso, também dá para colocar uma escrivaninha e outros móveis menores, como criados-mudos. 

 

  • Para a sala de estar, a área mínima deve ser igual ou superior a 12 metros quadrados. Já sua largura mínima deve ser de 2 metros quadrados.

 

  • Já para a cozinha, o tamanho mínimo é uma área de 4 m², com uma largura mínima de 1,5m. Assim, é possível transitar pelo local sem incômodos ou apertos. 

 

Outras áreas podem variar de tamanho, mas o ideal é que uma visita ao apartamento decorado do empreendimento seja feita com quem irá morar nele. Dessa forma, será possível verificar se as áreas dispostas preenchem as necessidades dos envolvidos.


Gostou das dicas? Tem mais alguma a acrescentar? Conta pra gente! Além disso, se quiser continuar acompanhando as novidades da Uchôa, cadastre-se em nossa newsletter para não perder mais dicas como esta!

2019-09-03T16:03:29-03:00