fbpx

Primeiro imóvel? Saiba o que é preciso fazer para comprá-lo

Primeiro imóvel - como comprar?

A compra do primeiro imóvel exige cuidados. Entenda quais são eles. Foto: Freepik / Reprodução

O primeiro imóvel é o sonho de muita gente, e provavelmente deve ser o seu também. Só que para conseguir o feito de comprar ou financiar o tão almejado apê próprio existem coisas que devem não só serem levadas em consideração – elas devem ser seguidas à risca. 

Se você está pensando em comprar um imóvel ou já está quase fechando negócio, não importa: esse texto pode te ajudar.

Reunimos aqui os principais passos a serem tomados para conseguir realizar esse sonho do primeiro imóvel sem burocracia excessiva ou complicações durante a negociação. Confira!

1. Identifique o momento certo

A compra de um imóvel é algo a ser planejado a longuíssimo prazo. Em alguns casos, eles podem chegar a até 35 anos. Por isso, comprar por impulso é uma coisa que você não deve fazer de jeito algum. 

Para identificar a hora certa de comprar o imóvel, você precisa responder a três perguntas:

 

  • Minha saúde financeira está boa?
  • O mercado está favorável para a compra de imóveis?
  • Meu trabalho tem estabilidade suficiente para uma compra desse porte?

 

Se a resposta dessas três perguntas for sim, você pode começar a procurar alguns empreendimentos. Entretanto, outro passo é fundamental para fechar negócio sem problemas: planejar-se financeiramente para a compra.

 

2. Planeje-se financeiramente para comprar o primeiro imóvel

Por mais que você esteja com as contas em dia, é preciso parar e repensar todo o seu planejamento financeiro antes de comprar um imóvel. Dito isso, se você já mora de aluguel, leve isso em consideração.

Afinal, caso o empreendimento em questão ainda esteja na planta, esse valor será somado ao seu planejamento mensal.

Ademais, reavalie todos os gastos mensais e, caso julgue necessário, exclua alguns. Esse dinheiro “a mais” pode ser utilizado para o pagamento das parcelas.

Alguns aplicativos podem te ajudar nessa tarefa, assim como algumas planilhas de Excel.

 

3. Escolha o imóvel mais adequado para seu perfil

Outro fator importante é a escolha do imóvel. Considere como principais fatores segurança, localização, deslocamento, conveniências e opções de lazer próximas.

Outros pontos também são importantes, como condomínio e vizinhança. Além de tudo isso, antes de buscar tenha em mente a metragem ideal do apartamento, quantidade de quartos e vagas de garagem.

Leve tudo isso em consideração para partir ao próximo passo.

 

4. Considere a ajuda de um corretor

Quando você elencar as prioridades e estudar os tipos de imóveis que correspondem às suas necessidades, faça uma busca ativa com o auxílio de um corretor.

Ele irá te ajudar a encontrar as melhores soluções com base naquilo que é mais importante para você.

Apesar de muitos acreditarem que a presença desse profissional é desnecessária, um corretor imobiliário será de grande auxílio na negociação, assim como em questões burocráticas. 

 

5. Cuidado com as taxas extras

Quando a negociação for avançando, você precisará desembolsar alguns valores extras antes do fechamento do contrato. As demandas cartoriais e a taxa de evolução de obra, por exemplo, costumam ser esquecidas pelos compradores.

Entretanto, elas possuem um valor considerável e, por isso, deve ser uma das primeiras coisas a se atentar antes de avançar na negociação. 

Não é incomum haver desistências na compra de imóveis por conta delas, por isso não despreze essas taxas.

 

6. Faça vistorias antes de pegar as chaves do primeiro imóvel

Uma vistoria bem feita é fundamental para garantir o sucesso da compra. Afinal, é nela que você pode verificar se o memorial descritivo do imóvel foi seguido à risca. 

Por isso, atente-se a tudo no imóvel, desde os componentes estruturais até os acabamentos utilizados. Caso algo não esteja em conformidade com o que foi assinado em contrato, você pode recorrer.

Pronto! Seguindo esses passos, você conseguirá realizar esse importante passo de sua vida sem estresse. Curtiu esse post? Então acompanhe os outros conteúdos que estão em nosso blog!


2019-11-18T16:48:05-03:00