A piscina do condomínio é um espaço muitas vezes somente lembrado para o lazer. No entanto, a área pode ser utilizada também para a prática esportiva. Isso proporciona mais qualidade de vida, praticidade e economia. Além disso, permite acabar com as desculpas, criando o hábito devido à facilidade de fazer exercício físico em casa.

Quer saber mais sobre como aproveitar a piscina do condomínio para fazer exercícios? Continue lendo o texto de hoje!

 

As vantagens do exercício físico na piscina

Segundo uma pesquisa do American Council on Exercise, o exercício físico na água reduz em até 90% o peso do corpo. Dessa forma, com menos impacto, é possível evitar o surgimento de lesões. Assim, você pode praticar atividades físicas com muito mais segurança!

Vale ressaltar, que antes de qualquer prática, é imprescindível estar com os exames médicos em dia, além de contar com a supervisão de um profissional de educação física especialista no exercício físico escolhido.

Veja abaixo como aproveitar a piscina do condomínio para se exercitar!

 

Hidroginástica

Um dos exercícios mais indicados para idosos e gestantes por médicos e educadores físicos é a hidroginástica. A prática realizada na piscina une uma variedade de exercícios, como aeróbicos, de flexibilidade e de força, sem gerar impactos nas articulações. Dessa forma, a hidro se torna uma ótima modalidade para realizar na piscina do condomínio.

 

Hidrodance

Escolha a sua trilha sonora preferida e aproveite para dançar na piscina. A Hidrodance, ou aula de dança na piscina, é muito comum em academias e clubes, mas também pode ser praticada na piscina do condomínio. É diversão garantida com a turma do prédio!

 

Natação kids

Para os pequenos, a natação é uma atividade que promove o gasto de energia, auxilia no crescimento e no desenvolvimento da respiração e do sistema circulatório.

E a piscina do condomínio é o espaço perfeito para a prática. E não apenas pela estrutura do local, que, em geral, dispõe de segurança e equipamentos necessários, mas também pela praticidade e economia de ter a piscina do prédio liberada para o uso dessa modalidade tão importante para o desenvolvimento das crianças.

 

Corrida aquática

A famosa corrida matinal que você já conhece, mas um pouco diferente. A Deep Running, ou caminhada aquática, é recomendável para pessoas que precisam melhorar o condicionamento físico e resistência. Na rua ou esteira? Que nada! Agora, o trote pode ser feito na água. Mas, atenção, quanto mais submerso o corpo estiver, maior será o esforço.

 

Ciclismo aquático

Pensou em uma aula coletiva e dinâmica para praticar na piscina do condomínio? Que tal o ciclismo aquático? A atividade física é um treinamento cardiorrespiratório indicado para todas as pessoas que queiram melhorar o condicionamento, exceto grávidas que não tenham em seu histórico esportivo a prática do ciclismo.

 

Depois das dicas de hoje, não existe mais desculpas para não usar a piscina do condomínio para praticar exercícios físicos. Afinal, criar o hábito das práticas esportivas no conforto do prédio é bem mais fácil, gerando vantagens para a saúde de toda a família, além de ser prático, seguro e econômico.

Está pensando em se mudar? Descubra como avaliar uma área de lazer do condomínio.