O homeschooling, modelo de ensino muito comum no mundo, deve ser regulamentado no Brasil ainda neste primeiro semestre. Nele, o aluno aprende em casa. Porém, nem todos consideram preparar o apartamento para promover essa prática em casa. Se é o seu caso, continue lendo este post e descubra dicas valiosas sobre este tema.

 

Em quais países o Homeschooling já foi regulamentado?

O ensino domiciliar, em tradução livre, já está regulamentado em países, como Estados Unidos, Nova Zelândia, Suíça, Japão, dentre outros. Na América do Sul, Chile, Paraguai, Colômbia e Equador também já contam com o modelo de ensino regulamentado. Apesar de ainda não ser uma lei federal, no Brasil, algumas cidades, como Cascavel(PR) e Vitória(ES) já têm a prática regulamentada.

Considerando que o Brasil deve regulamentar a prática em breve, confira agora nossas dicas de como preparar o seu apartamento para o ensino domiciliar!

 

Escolha um local do apartamento

Não adianta ter um plano pedagógico perfeito sem um espaço específico no imóvel para a aprendizagem. Por exemplo, para quem tem um apartamento amplo com cômodos sobrando é adequado reservar um deles apenas para o estudo. 

Dessa forma, o desempenho do aluno tende a melhorar e o estudo passa a ser mais produtivo. No entanto, alguns imóveis não dispõem de tanto espaço. Por isso, é possível adaptar áreas de cômodos, como a sala, para estudar.

 

Decoração apropriada

Após escolher o espaço perfeito, é hora de decorar. E a decoração do quarto de estudos, em casa, precisa incentivar a concentração, diminuindo, ao máximo, as distrações, como TV, videogame, etc. Tenha em mente que a hora de estudo requer esforço com foco total.

Por isso, a primeira dica é investir em iluminação do ambiente. Quanto mais iluminado estiver o espaço, mais difícil será a chance do aluno se distrair ou sentir sono. Além disso, é importante que a decoração do espaço tenha elementos lúdicos para que o ato de estudar se torne, também, algo divertido.

 

Redução de ruídos 

Os ruídos em excesso podem atrapalhar o foco do aluno na hora do estudo em casa. Dessa forma, dificultando a criação de um local ideal de aprendizagem. Hoje, já é possível mudar alguns aspectos do local para que o barulho não seja um empecilho à qualidade do estudo.

No entanto, há técnicas de construção civil que promovem o isolamento acústico nos ambientes internos dos novos apartamentos. Porém, você pode fazer algumas mudanças por conta própria também. Como, por exemplo, a instalação de janelas acústicas com vidros duplos insulados e portas maciças.

 

Cantinho da leitura

No homeschooling, o hábito da leitura deve ser incentivado. Por isso, os pais precisam estar sempre atentos para passar um bom exemplo para os pequenos. Porém, nem todo apartamento tem um espaço reservado para essa prática.

Para esse problema existe uma solução. É possível aproveitar áreas sem uso do apartamento e transformá-las em ambientes aconchegantes para leitura. Um bom exemplo de espaço do apartamento para essa finalidade são as varandas espaçosas.

 

O seu lar pode virar a sala de aula perfeita. Como visto, fazendo mudanças simples no lar é possível criar um ambiente ideal para aprendizagem. Por isso, na escola ou em casa, a produtividade e a qualidade dos estudos devem estar sempre em primeiro lugar.

Gostou do post de hoje? Então, leia também o nosso texto falando sobre as 3 melhores escolas da jatiúca.