Você sabe como definir seu estilo de decoração? Essa é uma dúvida que muitas pessoas enfrentam na hora de decorar a residência. No entanto, não se trata de um problema difícil de resolver. Afinal, todo mundo possui suas preferências estéticas e, se observando bem, é possível defini-las. 

Mas se você ainda não sabe exatamente como fazer isso não tem problema. É para te ajudar nessa tarefa que nós estamos aqui! Para isso, trouxemos algumas dicas. Esperamos que ao segui-las você consiga definir seu estilo e deixar seu lar do jeitinho que sempre sonhou. Então, vamos lá? 

Estilos de decoração - sala de estar decorada

Foto por Envato

Como definir seu estilo de decoração: 

1. Reúna referências

O primeiro passo para que você consiga definir seu estilo é reunir referências, e para isso é necessário que você pesquise. Você pode realizar buscas em sites de decoração ou em redes sociais focadas no compartilhamento de imagens, como o Pinterest e o Instagram. O objetivo é ir em busca de imagens de ambientes que te agradam. 

Dessa forma, você deve ir pesquisando e, conforme for encontrando esses cenários, ir salvando-os no seu computador. Você pode até criar uma pasta virtual só para isso! Inclusive, tanto o Pinterest quanto o Instagram já possuem esse tipo de mecanismo, que permite que você salve as imagens que te agradam.

Ao fazer isso você estará reunindo referências. Ou seja, você estará selecionando imagens que servirão de base para montar a decoração de sua casa. Depois de fazer isso, então, é só passar para o próximo passo.

2. Observe as referências que você reuniu

Referências reunidas? Chegou o momento de observá-las! E algo que pode te ajudar bastante neste momento de observação é ir anotando quais são os elementos que se repetem nessas imagens.

Por exemplo, percebeu que nelas predomina o uso de de cores claras nas paredes ou que os ambientes costumam ter plantas? Então anote essas informações. Pois, ao fazer isso, você vai começar a se dar conta do que mais te agrada e poderá reproduzir essas ideias na hora de decorar o seu lar. 

Além disso, é fazendo isso que você começará a perceber qual é o seu estilo de decoração. Quer saber como? Então sigamos para a próxima etapa!

3. Pesquise o seu estilo de decoração

Sabe os elementos em comum que pedimos para você observar nas imagens e anotar? Então, eles são peças chaves para que você encontre o seu estilo. Como assim? Você pode pesquisar pelos diferentes estilos de decoração e ver quais características cada um apresenta. Depois, basta relacionar essas características aos elementos que você observou.

Não entendeu? Então imagine que, observando as imagens que você salvou, você percebeu que muitas delas apresentam uso de cimento queimado como revestimento, tijolos e vigas aparentes, uso de trilho na iluminação e várias peças com acabamento metalizado. Nesse caso, é bem provável que o estilo industrial seja o seu estilo de decoração, pois essas são características que ele apresenta. 

Entendeu a lógica? Aposto que agora ficou bem mais fácil, sim? Então que tal seguir esses passos e descobrir qual estilo de decoração é o seu? Bora lá! Além disso, se tiver gostado das nossas dicas, continue nos acompanhando por aqui!