Tendências decorativas são a opção para o utilizar seu espaço de forma inteligente

A criação de espaços integrados tem sido uma forma excelente de fazer uso inteligente dos espaços que você tem, especialmente se o seu imóvel for compacto. A tendência para ambientes integrados teve sua origem nos Estados Unidos mas já chegou no Brasil, principalmente por sua praticidade e elegância, válido para casa ou apartamento.

Mas quais escolhas você pode fazer para aproveitar a área disponível, mantendo sua expressão individual manifestada na sua decoração e, também, mantendo o conforto?

Para aprender como responder a essas perguntas, continue a leitura deste artigo! Ao longo dele, você vai conferir as dicas que separamos para ajudar nessa missão!

O que são espaços integrados?

Com a evolução dos modelos arquitetônicos e do design de interiores, a integração de espaços tornou-se uma tendência, criando cômodos em perspectiva aberta, de forma conjugada.

Com poucas divisões, especialmente em espaços compactos, essa disposição promove a percepção de profundidade e a capacidade de combinar as funções das áreas conjuntas.

Foto: (Reprodução: Envato)

Esse cenário trouxe consigo a necessidade de encontrar soluções para integrar esses ambientes de maneira harmoniosa e original, mantendo a coesão para que um cômodo fosse associado ao outro de forma orgânica. 

Assim, para executar esses projetos da melhor maneira possível, nos últimos anos, foram adotadas algumas estratégias decorativas para conseguir unir os ambientes e, ao mesmo tempo, as suas particularidades. A seguir, elencamos algumas dessas estratégias que você pode começar a adotar em sua casa! 

1. Meia-parede

Ao criar uma meia-parede, você está desenhando uma linha entre os dois espaços que pretende integrar, separando-os, mas sem criar a sensação de confinamento. Esse tipo de divisão é uma ótima opção, utilizada geralmente para segmentar seus cômodos, criando uma leveza estética para quem prefere uma decoração minimalista.

A meia-parede é de múltiplo uso. Além de servir como uma separação visual entre locais, você pode adicionar prateleiras ou armários embutidos, garantindo maneiras funcionais de utilizar o espaço de forma criativa e locais práticos de armazenamento. Esse tipo de construção pode ser aplicado tanto em imóveis residenciais quanto em imóveis comerciais. 

A vantagem dessa estratégia é que ela ainda oferece a possibilidade de posicionar fotos ou peças decorativas, assim como oferece privacidade. 

Normalmente, ela é usada para separar a sala de estar da cozinha, mas também pode ser levada para outros espaços. No quarto, por exemplo, pode servir como separação entre a cama e um home office. 

2. Separações com vidro

Substituir uma parede com repartição de vidro tem algumas vantagens: ela abre o layout, mantendo as áreas bem delimitadas, oferecendo linha de visão de um cômodo para o outro, privacidade sem fechar completamente o espaço, permitindo o fluxo de luz além de serem marcantes, do ponto de vista arquitetônico.

Em cômodos como a cozinha, as repartições de vidro também funcionam para manter o aroma e os ruídos da área confinados. E você não precisa instalar uma parede completa. A opção de porta com movimentação a trilho também tem se popularizado. Essa opção também é fácil de limpar e manter.

3. Divisões com madeira

Uma das opções que tem características marcantes são as divisórias construídas com madeira, expressando uma estética alinhada com a natureza, trazendo elementos contrastantes uma vez que toda a amostra de madeira é visualmente diferente.

Madeira sólida modelada de forma tradicional sublinha a estética acentuada e também pode ser utilizada em combinação com o design de interior de diversos estilos, do tradicional ao contemporâneo. 

Além de ser uma peça que traz leveza e é fácil de construir, a divisão em madeira pode ser adaptada para ambientes residenciais, comerciais, corporativos e hoteleiros.

 

Você já tinha pensado nessa forma de alinhar os espaços integrados do seu imóvel? Fala para a gente nos comentários! Se você gostou desse post, dá uma olhada nas nossas dicas de como separar cozinha com área de serviço integrada! E não esqueça de ficar ligado nas nossas redes sociais para ver todas as nossas novidades!