fbpx

Decoração sustentável: o que é e como fazer no seu apartamento

Decoração sustentável - como fazer

Foto: Xia Xia (Pinterest/Reprodução)

Com o avanço das mudanças climáticas e a crescente preocupação com o futuro do planeta, a decoração sustentável tem ganhado espaço em inúmeras vertentes.

Para  muita gente, decoração sustentável significa reutilizar materiais já existentes, como pallets, garrafas pet, papel e outros, mas na verdade vai muito além disso. 

Afinal, decoração sustentável é também evitar o consumo desses materiais e investir em objetos que não colaborem com a fabricação de materiais poluentes. 

Então, se você quer adotar o estilo em casa e não sabe por onde começar, ou quer se inspirar para dar o pontapé inicial, separamos algumas dicas de objetos sustentáveis para decorar diversos ambientes dessa forma. Assim, você deixa a sua casa linda e ainda faz um bem para o planeta. Confira!

 

Como começar a fazer uma decoração sustentável?

A decoração sustentável é caracterizada pelo uso de materiais e peças de origem natural, como barro, cerâmica e madeira. Logo, comece fazendo uso deles. Além disso, você pode fazer suas próprias peças!

Portanto, dessa maneira, além de despertar o potencial criativo você economiza, visto que pode escolher tudo para a confecção dos objetos. Tudo do seu jeito e refletindo o seu estilo!

 

Dicas para fazer uma decoração sustentável em casa

Agora que você já sabe quais materiais pode utilizar, vamos às dicas de como colocar isso nos ambientes da sua casa.

 

Use e abuse das plantas

Primeiramente, você pode começar espalhando plantas pela casa. Assim, além de deixar a casa linda, você conseguirá diminuir a temperatura dos ambientes e, de quebra, ter um ar mais puro. 

Utilize as plantas que são próprias para cada tipo de imóvel. Afinal, existem as que não podem levar sol diretamente e as que precisam de exposição direta algumas horas por dia. 

Além disso, prefira as espécies nativas da sua região. Dessa forma, você terá certeza que elas se adaptarão sem problemas ao clima. Suculentas, cactos, palmeiras e samambaias, por exemplo, são excelentes opções e dão pouquíssimo trabalho. 

Já em relação aos vasos, dê preferência aos dos materiais já mencionados. Escolha o mais adequado para cada tipo de planta e comece a cultivar!

 

Compre móveis de madeira reflorestada e multifunções

Quando precisar comprar móveis, veja se é possível dar um ar retrô na decoração com móveis vintage. Se sim, dê prioridade a eles. Se não for o caso, escolha os produzidos de obra-prima sustentável, ou seja, madeiras de reflorestamento, algodão, linho e outras fibras naturais. 

Além disso, em vez de comprar um sofá para a sala e uma cama para hóspedes, que tal um sofá-cama? Eles ocupam a metade do espaço e são super versáteis. 

 

Pinte e faça revestimentos com tintas naturais

Os revestimentos de paredes e pisos podem ser renovados usando tintas especiais. Aqui, dê preferência às tintas que têm terra como base. Além de serem menos nocivas à saúde por conta da formulação, elas agridem menos o meio ambiente. 

Por fim, revestimentos como pisos laminados são feitos de madeira de reflorestamento e dão um toque de sofisticação ao lugar. Que tal investir nessa solução para dar uma nova cara a sua casa?


Como você viu, é perfeitamente possível tornar sua casa linda sem abrir mão da decoração e, ainda por cima, evitar a produção de mais materiais poluentes.Clique aqui e confira mais ideias de ambientes com decoração sustentável para se inspirar!

2019-11-13T14:31:00-03:00