O custo-benefício de imóvel é um aspecto importante a ser considerado quando se opta por investir em imóveis. Isso porque, como em qualquer tipo de investimento, as pessoas o fazem esperando retorno financeiro. 

Pensando nisso, decidimos falar aqui sobre três pontos que indicam que você está fazendo um bom negócio, se tratando de imóveis. Quer saber quais pontos são esses? Então confira logo abaixo! 

Custo-benefício do imóvel - miniatura de casa

Foto por Freepik

Três características que indicam um bom custo-benefício de imóvel: 

1. O imóvel tem uma boa localização

Que a localização é uma das características mais importantes de um imóvel todo mundo já sabe. Mas você sabe de que maneira a localização influencia um bom custo-benefício de imóvel? Bem, a verdade é que ela não influencia só um aspecto, mas sim alguns. 

Por exemplo, a localização pode influenciar diretamente o fator comodidade. Isso porque um imóvel mal localizado provavelmente não terá bons estabelecimentos por perto. 

Sendo assim, no dia a dia será preciso que a pessoa que mora em determinado imóvel se desloque bastante para ter acesso até mesmo a serviços básicos. Acontecendo isso, haverá impacto no bolso (considerando os gastos com deslocamento) e no tempo. Uma situação bastante incômoda. 

Ademais, se o imóvel não for bem localizado é provável que ele exija mais gastos com sistemas de segurança, o que com certeza impactará no seu custo-benefício. Assim como, se a intenção for colocar o imóvel para alugar, por exemplo, a dificuldade de encontrar um locatário será muito maior se ele for mal localizado.

Em suma, um imóvel com uma boa localização certamente oferecerá um melhor custo-benefício e indicará um bom negócio. 

2. O imóvel tem potencial de valorização

Para garantir um bom retorno financeiro ao investir em um imóvel é necessário que você compre um imóvel com potencial de valorização. Ou seja, é preciso que você invista em um imóvel que possua grandes chances de valer mais com o passar do tempo. Esse é um grande indicativo de um bom custo-benefício de imóvel. 

Mas você pode estar se perguntando… como saber se determinado imóvel tem potencial de valorização? Bem, dificilmente dá para ter certeza absoluta disso. Porém, existem diversos fatores que funcionam como bons indicativos. Para começar, o imóvel estar localizado em uma área em constante desenvolvimento é indicativo do potencial de valorização.

No entanto, claro, apenas uma boa localização não basta. Por isso, também é fundamental avaliar aspectos como estrutura, segurança e liquidez da propriedade. Além disso, se tratando de um apartamento, avalie também as características do empreendimento em questão, como a qualidade de acabamento e as áreas compartilhadas do edifício. 

3. O imóvel apresenta boas condições de pagamento

Não dá para falar sobre custo-benefício de imóvel sem falar no preço, certo? Sim, o preço do imóvel é com certeza um dos aspectos que você vai precisar ter em mente para ter a certeza de estar fazendo um bom negócio. 

Mas cuidado! Quando falamos sobre isso não queremos dizer que apenas um imóvel barato oferece um bom custo-benefício. Até porque, quando o imóvel está muito barato certamente há um motivo por trás disso, e na maioria das vezes esse motivo não é bom.

Sendo assim, o que na verdade você tem que fazer é conferir se o preço do imóvel está bom diante do que ele apresenta. Assim como, é preciso que você considere as condições de pagamento. Como muitas pessoas não têm condições de pagar por um imóvel à vista, nossa dica é para que se busque a melhor maneira de quitá-lo. 

Entradas facilitadas e condições flexíveis podem ser boas alternativas, assim como financiamentos por bancos como a Caixa, são ótimos indicativos de que o empreendimento segue todas as normas de construção vigentes e, logo, pode ser uma ótima opção de investimento.

Então, já sabe o que avaliar no custo-benefício do imóvel? Gostou das nossas dicas? Se sim, continue nos acompanhando por aqui e leia mais textos como este! Além disso, você pode preencher o formulário abaixo para receber nossas novidades em primeira mão. Ou navegar pelo site para conhecer nossos empreendimentos.