fbpx

Como usar espelhos na decoração? 4 dicas simples para não errar

Utilizar espelhos na decoração é algo muito comum, e não é sem motivo. Afinal, além do espelho ser uma peça curinga, ele contribui para aumentar a sensação de amplitude nos ambientes. 

Ademais, os vários modelos disponíveis no mercado possibilitam que essa peça seja usada adequadamente em decorações variadas. Mas é preciso tomar alguns cuidados para não errar na hora de usar espelhos na decoração. Por isso, trouxemos abaixo algumas dicas. Confira! 

Espelhos na decoração - sala de estar

Foto por Vladdeep/Envato

 

1. Integre o espelho ao estilo da decoração

Quer que a sua casa siga uma pegada vintage? Então que tal comprar um espelho com uma moldura num estilo mais antiguinho? Aproveite que o mercado disponibiliza espelhos de diversos tipos e escolha um que contribua para criar o clima que você deseja no seu lar. 

 

2. Não esqueça do reflexo 

Essa dica pode parecer um tanto óbvia, mas acredite: há quem não considere o que vai ficar do outro lado da parede do espelho. Ou seja, o que o espelho irá refletir. Dessa forma, o item acaba sendo colocado em frente a uma área que não deveria ser valorizada, como um banheiro ou um cômodo bagunçado. 

Portanto, tome cuidado para que isso não aconteça. Aprenda a usar espelhos na decoração para valorizar o seu lar, refletindo algo bonito e engrandecendo o cômodo.

 

3. Use espelhos na decoração para ampliar o ambiente

Quer aumentar a sensação de amplitude em um espaço? O uso do espelho é excelente para isso, e os que ocupam uma parede inteira são os mais eficazes. Ademais, eles ficam ótimos em ambientes como a sala de jantar.

Porém, cuidado. Se não for possível encostar a mesa no espelho, o melhor a fazer é optar por modelos que ocupem somente a parte superior da parede. No caso, acima da altura dos encostos. 

Nos quartos, é muito comum utilizar armários com portas espelhadas na decoração, e essa é uma ótima pedida para cômodos compactos. Entretanto, não é indicado posicionar os espelhos na frente da cama, pois eles podem gerar desconforto na hora de dormir.  

 

4. Cuidado com os excessos de espelhos na decoração

O excesso de reflexos dentro de casa pode se tornar desconfortável na rotina. Por isso, principalmente nos casos de espelhos grandes, busque utilizar apenas um por ambiente. Assim você não correrá o risco de sobrecarregar os espaços. 

 

5. Cuidado com a iluminação

Os espelhos na decoração também servem para iluminar os lugares, uma vez que refletem toda luz direcionada a sua superfície. Mas, por esse mesmo motivo, eles precisam estar bem posicionados. Caso contrário, a reflexão pode ser excessiva e causar um incômodo visual.

Por exemplo, se a pretensão é colocar o espelho na sala de jantar, observe se há alguma lâmpada pendente que possa gerar reflexão intensa. Por outro lado, posicioná-lo na parede oposta a uma janela pode contribuir para valorizar a iluminação natural. 

Gostou das nossas dicas? Então continue nos seguindo por aqui! Quer ver uma ótima maneira de utilizar espelhos na decoração? Confira o nosso decorado! Além disso, se quiser receber conteúdo em primeira mão, basta preencher o formulário abaixo. 


2020-03-25T10:14:22-03:00