Como separar cozinha com área de serviço integrada?

Muitos apartamentos hoje em dia trazem cozinha com área de serviço integrada. Afinal, essa pode ser uma forma não só de aproveitar melhor o espaço como também de garantir mais circulação de ar e iluminação natural nesses ambientes.

No entanto, várias pessoas preferem manter esses espaços separados. Mas como fazer isso sem comprometer a funcionalidade e a estética nos cômodos? Se você tem essa dúvida, não se preocupe. Trouxemos aqui algumas dicas para você não errar ao escolher  sua divisória. Confira!

 

Como separar cozinha com área de serviço integrada:

  • Cuidado com a iluminação e com a ventilação

Um cuidado que se deve ter ao colocar uma divisória entre essas duas áreas é de não comprometer completamente a passagem de luz e vento entre um lugar e outro. Nesse caso, colocar uma barreira de vidro somente na parte de contato entre a estrutura da cozinha e da lavanderia pode ser uma ótima opção.

Para quem deseja apenas bloquear a passagem do cheiro de comida para as roupas, o vidro incolor liso, assim como a utilização de uma coifa, já ajuda bastante. Porém, se a intenção for esconder um pouco a visão da lavanderia, o vidro parcialmente jateado é uma boa alternativa. Ele limita essa visualização sem bloquear totalmente a iluminação.

Lembrando que o recomendado é deixar o lado jateado voltado para a área de serviço, para não ficar em contato com a gordura da cozinha e facilitar a limpeza. Além disso, por uma questão de segurança, o ideal é usar vidros temperados (ou laminados).

Cobogós são uma outra possibilidade para diminuir a visibilidade do varal. Ademais, eles têm a vantagem de serem super charmosos e ótimos para a ventilação. Entretanto, o modelo precisa ser bem escolhido ou, caso contrário, eles podem ser difíceis de limpar. 

Por outro lado, caso você queira uma alternativa para fazer uma divisão total da cozinha com área de serviço integrada, as porta de correr oferecem um ótimo negócio. Elas podem ser de vidro (para não comprometer a iluminação), alumínio, esquadria colorida, entre outros.

  • Considere a separação temporária 

Se a sua única preocupação for ocultar a bagunça da lavanderia na hora de receber uma visita, ou esconder as roupa penduradas no varal, talvez a separação temporária seja a melhor solução para o seu lar. 

De que maneira você faria isso? Utilizando uma persiana ou uma cortina, por exemplo. Sim, essa também pode ser uma boa forma de separar os espaços da cozinha com área de serviço integrada.

Pois, dessa maneira você isola e abre o espaço da lavanderia no momento que quiser. Uma boa opção para isso é a persiana do tipo rolô. Ela ficaria presa ao teto por um suporte e poderia ser utilizada quando você achasse necessário.

Porém, uma coisa fundamental deve ser ressaltada: o produto precisa passar por um tratamento antichamas. Isso porque não queremos que acidentes aconteçam, uma vez que ele ficará próximo ao fogão. Além disso, também é importante se atentar à limpeza da peça, descobrindo como isso deve ser feito antes de comprá-la. 

Gostou das nossas dicas sobre como dividir cozinha com área de serviço integrada? Então continue nos seguindo por aqui! Além disso, se quiser receber conteúdo em primeira mão, é só preencher o formulário abaixo.


2020-04-14T19:26:32-03:00