Quando se fala em mudança de imóvel, muita gente faz logo associações com bagunça, estresse e cansaço. Mas não precisa ser assim! Basta aprender como organizar uma mudança para passar por esse processo com mais tranquilidade. 

Afinal, a mudança para uma nova residência deve ser algo prazeroso. Um momento para ser vivido com animação e boas expectativas. Por isso, reunimos aqui algumas dicas para que você consiga viver esse momento da melhor forma. Quer saber quais são elas? Confira-as logo abaixo! 

Como organizar uma mudança - pessoa embalando uma caixa

Foto por Freepik

Sete dicas de como organizar uma mudança: 

1. Faça uma triagem 

A primeira coisa a se fazer antes de realizar uma mudança é uma seleção dos seus móveis e objetos pessoais. É importante decidir com antecedência o que você levará para a nova moradia e o que você irá se desfazer doando ou jogando fora. 

2. Verifique as medidas do mobiliário

Também, para não ficar em dúvida se um determinado móvel caberá ou não na nova residência, é fundamental tirar todas as medidas do seu mobiliário e dos espaços que ele irá ocupar. Além disso, verifique a largura e a altura da porta de entrada, para saber se será necessário desmontar alguma coisa ou içá-la pela janela. 

3. Defina como a mudança será realizada

Feitas as etapas acima, chegou a hora de decidir como a sua mudança será feita. Você irá contratar uma empresa para realizar o transporte ou fará isso por conta própria? Caso contrate uma empresa, ela ficará responsável por embalar tudo ou essa parte ficará para você? É importante definir essas questões para partir para os próximos passos, pois eles podem ser diferentes dependendo do que for decidido. 

Caso opte por contratar uma empresa, não se esqueça de fazer uma boa pesquisa. Assim você diminuirá os riscos de insatisfação com o trabalho contratado. E além da pesquisa sobre a empresa em si, cheque quais são os serviços que ela disponibiliza e defina quais você irá contratar. Assim você saberá antecipadamente o que ficará a cargo deles e o que ficará para você. Planejamento é essencial!

4. Providencie o material necessário para o transporte 

Se você se responsabilizar por embalar tudo, não se esqueça de providenciar o material necessário para isso (como plástico bolha e caixas de papelão) com antecedência. Ademais, para evitar estresses, vá embalando tudo aos poucos. Não deixe para a última hora! Veja o que você não precisará usar tão cedo e comece a encaixotar dias antes. 

5. Identifique as caixas

Imagine entrar na nova residência e se deparar com um monte de caixas sem fazer a menor ideia do que se encontra dentro delas. Você provavelmente perderá bastante tempo procurando cada coisa e tentando organizá-las nos locais devidos.

Portanto, para que isso não aconteça, lembre-se de etiquetar todas as caixas da mudança. Uma boa dica é reunir em cada uma só os objetos de um mesmo cômodo, e escrever o nome do respectivo ambiente nela. Assim, ao chegar no novo local, você saberá exatamente onde deixar cada caixa e terá mais facilidade para encontrar e organizar tudo.  

6. Mude o endereço das correspondências

Antes de se mudar, lembre-se de transferir o recebimento das suas correspondências para o novo endereço. Dessa forma você não precisará emitir uma segunda via das suas contas ou lidar com atrasos de pagamentos e perdas de correspondências. 

7. Veja o que você precisará usar

Por fim, não esqueça de que durante o processo de mudança você precisará de algumas coisas para o seu dia a dia. Então, para não correr o risco de encaixotar coisas das quais você precisará, veja isso antecipadamente. Por exemplo, você pode deixar uma mala separada com essas coisas.  Assim, não passará por apertos. 

Gostou das nossas dicas de como organizar uma mudança? Quer ler mais textos como esse? Então continue nos acompanhando por aqui! Você também pode preencher o formulário abaixo para receber nossas novidades em primeira mão.