Ser mais produtivo, nos dias de hoje, não é uma tarefa fácil. Por isso, para ganhar tempo, é preciso se organizar e estar consciente das atividades que envolvem a sua vida pessoal e profissional.

Pensando nisso, separamos algumas práticas simples, que vão desde modelos e técnicas cientificamente comprovadas, até ferramentas digitais que ajudam qualquer pessoa a tornar seu dia mais produtivo.

Confira agora e faça valer o seu precioso tempo:

 

1 – Trabalho focado

Fazer muita coisa ao mesmo tempo não é uma escolha inteligente. Segundo pesquisas, ser multitarefa prejudica o trabalho desempenhado. A falsa sensação de que está ganhando tempo fazendo muita coisa, se transforma, na maioria das vezes, em um retrabalho.

Por isso, para não ter que perder tempo fazendo uma tarefa duas vezes, planeje blocos de tempo e faça um trabalho por vez. Com isso, se concentrando em apenas uma atividade, você aumenta a velocidade e qualidade final do trabalho.

 

2- Escreva as pendências

Está trabalhando concentrado quando, de repente, um pensamento surge na cabeça. a conta que esqueceu de pagar, o email que esqueceu de enviar, etc. O que fazer nessa situação? O trabalho focado não pode ser interrompido. Por isso, escreva.

Isso mesmo, escreva. A melhor maneira de tirar uma ideia da cabeça é escrevê-la em um pedaço de papel (post-it) para que você possa consultar depois. Dessa forma, o seu cérebro se mantém focado no que tem que ser feito.

 

3- Faça pausas

O descanso é tão importante quanto o trabalho. Ganhar tempo na rotina é trabalhar focado e descansado. Por isso, nesse caso, algumas técnicas podem ajudar, como a técnica do Pomodoro.

Ela, fonte de experimento em inúmeras pesquisas, explica que trabalhar blocos de tempo associados a períodos de descanso aumenta a eficiência e eficácia do seu ritmo. Por exemplo, experimente dividir o trabalho em blocos 25 minutos com intervalos de 5 minutos.

 

4- Diminua as distrações

Para ganhar tempo é preciso “criar tempo”. E um dos maiores ladrões de produtividade é o celular. Estima-se que 68% das pessoas que têm smartphone, no mundo, pegam o aparelho para verificar notificações assim que acordam.

Por isso, se possível, controle o uso do celular. No entanto, não precisa ser radical. Reserve um tempo só para isso. Após o almoço ou depois do expediente é uma alternativa. Mas saiba, também, que a tecnologia pode ser usada como uma aliada.

 

5- Use a tecnologia a seu favor

Sabe aquela expressão: “o tempo passou e não fiz nada”? Para esse tipo de problema, a solução está na tecnologia. Hoje já existem alguns aplicativos que organizam o tempo que se gasta em cada tarefa diária.

Alguns mais conhecidos, como Trello e Asana, ajudam na hora de organizar as atividades e a visualizar o que precisa ser feito. Uma ótima forma de ganhar tempo.

Como você pôde ver, ganhar tempo na rotina é ser produtivo e, ao mesmo tempo, ter a vida sob controle. Dessa forma, você vai saber quais pontos precisa focar e melhorar e quais você pode delegar.

Outra coisa que pode ajudar bastante quem quer aprender como ganhar tempo na rotina é trabalhando em um espaço direcionado ao trabalho. Já conhece o coworking? Se não, confira alguns exemplos em nossos empreendimentos imobiliários. Ambientes pensados para quem prioriza uma vida mais produtiva e com menos estresse.