Conviver com barulhos em casa não é nada agradável. Sejam os barulhos do trânsito, de alguma obra sendo realizada nas redondezas ou da residência ao lado, não importa. No dia a dia os ruídos frequentes se tornam bastante incômodos. 

Mas você sabia que existem formas de solucionar esse tipo de problema, ou de pelo menos diminuí-lo? Pois é sobre isso que viemos falar aqui. Então, se você deseja saber como diminuir ruídos em casa é só continuar com a gente! Abaixo iremos propor algumas alternativas para te ajudar. Confira!

Como diminuir ruídos em casa - mulher tapando a cabeça com travesseiro

Foto por Freepik

Como diminuir ruídos em casa:

1. Invista em tapetes e cortinas

Embora os ruídos mais incômodos costumem vir de fora de casa, a presença de ruídos internos também é bem comum e pode chegar a ser igualmente desagradável. 

Por exemplo, sabe aquele clec clec produzido por um sapato de salto sobre o piso? Pode ser um barulhinho bem irritante, não? E, na verdade, nem precisa ser um sapato de salto. Dependendo do material utilizado para revestir o piso, qualquer movimento sobre ele gera algum som. 

No entanto, existe uma tática muito simples, que ajuda a solucionar esse tipo de problema e ainda embeleza os ambientes: usar tapetes nos cômodos. Além dos tapetes abafarem os sons dos passos em casa, eles são ótimos para absorver sons de um modo geral. Ou seja, são uma ótima forma de diminuir os barulhos. 

Entretanto, não são só eles que contribuem para uma “melhora acústica”, as cortinas também são muito bem-vindas para essa finalidade. E quanto mais tecido elas tiverem mais os sons serão absorvidos por elas, servindo tanto para os ruídos externos quanto para os internos.

2. Verifique a vedação das suas janelas 

Se sua grande motivação para saber como diminuir ruídos em casa são os barulhos que chegam da rua, trocar suas janelas pode ser uma boa ideia. Isso porque janelas de vidro duplo, por exemplo, podem contribuir consideravelmente na redução do barulho externo. 

Porém, sabemos que nem sempre é possível realizar essa troca. Nesses casos, outra opção a ser considerada é verificar se as suas janelas estão bem vedadas e, caso seja necessário, trocar as borrachas de vedação. Pode ser que elas já estejam desgastadas e que seja exatamente isso que esteja contribuindo para uma maior entrada de ruídos nos ambientes. 

3. Utilize o mobiliário a seu favor

Você sabia que os móveis da sua casa podem ser de grande ajuda para isolar o som? Embora a simples presença deles já deva contribuir positivamente para a acústica dos ambientes, eles servem ainda mais se forem posicionados pela casa de maneira estratégica.

Como assim? Você pode colocar móveis grandes, como estantes ou sofás, junto às paredes externas. Dessa forma, eles funcionarão como mais uma barreira para entrada do som, colaborando na diminuição dos ruídos. 

Então, gostou das nossas dicas de como diminuir ruídos em casa? Esperamos que elas sejam de grande utilidade para você. Caso queira ler mais textos como esse, é só continuar nos acompanhando por aqui! Já se quiser receber nossos conteúdos em primeira mão, é só preencher o formulário abaixo.