Você sabe quais são as etapas para compra de imóvel? Quem deseja investir em um bem de alto valor precisa ter cautela para não pular etapas no processo de compra e se precipitar. Afinal, a compra de um imóvel é uma grande investimento e uma escolha importante a ser feita.

Sendo assim, é fundamental ter conhecimento sobre as etapas que envolvem esse processo de compra para seguí-las e poder desfrutar de um negócio seguro. Então, se você deseja saber mais sobre esse assunto, continue com a gente. Abaixo contaremos quais são as etapas para compra de imóvel que você precisa seguir. 

Etapas para compra de imóvel - checklist

Foto por Freepik

Quatro etapas para compra de imóvel: 

1. Determine suas prioridades

Antes mesmo de iniciar sua busca pelo imóvel ideal existe uma etapa muito importante no processo de compra para a qual você deve se atentar: a etapa em que suas prioridades são definidas. 

Isso porque se você for em busca de um imóvel sem saber exatamente o que você deseja e com o que pode arcar, as chances de perder tempo nesse processo e ter uma procura cansativa são grandes. 

Então, antes de ir atrás do seu imóvel defina prioridades, elenque o que será mais importante para você no imóvel em questão e estipule uma faixa de preço. Acredite, fazer isso contribuirá muito para que você encontre mais rápido o que deseja. 

2. Pesquise

Já sabe o que quer? Então chegou a hora de pesquisar, e, nesse caso, um auxílio profissional pode fazer toda a diferença. Portanto, considere contratar uma imobiliária ou corretor, não só para te ajudar nesta parte mas também em todas as etapas para compra de imóvel. 

Entretanto, independente de você optar ou não por contratar uma empresa ou profissional, é fundamental pesquisar bastante. Pesquise pelo imóvel, pelas construtoras e incorporadoras. Quanto mais informações você tiver menos chances você terá de se enganar ou cair em alguma cilada. Considere isso e faça a sua parte!

3. Escolher a melhor forma de pagamento

Partindo do ponto em que o imóvel já foi selecionado, é necessário decidir pela melhor forma de pagamento. Caso você possa adquirir o imóvel à vista, use isso a seu favor. A compra à vista abre mais margem para negociação. 

Você pode, por exemplo, ver a possibilidade de obter boas condições na compra do imóvel, como o abatimento de alguns impostos. Porém, se você for financiar, é preciso ter alguns cuidados a mais. Entre eles, o de não comprometer sua renda com o financiamento além do que você pode. 

É fundamental fazer todos os cálculos necessários e utilizar até 30% da renda familiar total.  Isso anula boa parte das possibilidades futuras de você não poder arcar com o investimento feito. 

4. Concretize a compra de forma segura

O momento de concretização da compra chegou. Logo, você deve ter toda a documentação necessária em ordem. Além disso, é fundamental sentir a segurança do fechamento de um bom negócio. 

Para isso, certificar-se também das documentações do imóvel, assim como ter conhecimento da idoneidade da construtora/incorporadora (principalmente ao se tratar de um imóvel na planta) é extremamente importante. 

Lembre-se: tomando todos os cuidados devidos para passar por todas as etapas de compra de forma segura você evitará dores de cabeça no futuro.

Gostou de saber sobre as etapas para compra de imóvel? Deseja ler mais textos como esse? Então nos acompanhe por aqui! Você também pode preencher o formulário abaixo para receber nossas novidades em primeira mão.