Você já se perguntou se é possível cultivar árvores no apartamento? A resposta é sim! Existem muitas espécies para decorar ambientes internos, aplicando o estilo de decoração conhecido como floresta urbana (urban jungle). Além do aspecto natural para os ambientes do apartamento, as espécies de árvores proporcionam charme e conforto térmico.

Leia o texto de hoje e descubra como cultivar e quais são as espécies de árvores mais usadas nas decorações de apartamentos.

Como cultivar árvores no apartamento?

Para cultivar árvores no apartamento, é importante reservar um espaço do imóvel arejado e com luz natural. Porém, não é complicado de cuidar. Há, inclusive, espécies que podem ser cultivadas em ambientes de meia-sombra. Até em apartamentos menores, é possível aderir à proposta mais natural e trazer mais vida para ambientes vazios do seu lar. 

Conheça agora 5 tipos de árvores para apartamento!

Árvore-da-felicidade

Uma árvore com poderes místicos. Segundo uma lenda japonesa, a árvore-da-felicidade transforma a vida de quem cruza o seu caminho. Cultivá-la é o presságio de boas energias para os ambientes do apartamento. Árvore de meia-sombra, ela pode chegar até 5 metros de altura. No entanto, para chegar ao tamanho total, pode levar até 20 anos.

Detalhes que fazem a diferença na decoração. Você encontra a árvore-da-felicidade em dois tipos: macho e fêmea. O primeiro tipo tem folhas mais grossas, o segundo, mais delicadas.

Figueira-lira

Nativa do oeste da África, a figueira-lira faz parte do gênero Ficus de árvores. Apesar de ser muito usada em ambientes abertos, inclusive para bloquear a poluição sonora, ela também pode ser usada na ornamentação de interiores. No entanto, o seu crescimento será mais lento e suas folhas crescerão mais espalhadas.

Para a Figueira-lira, prefira áreas mais próximas a janelas e varandas, pois ela é uma espécie de árvore de sol pleno ou meia sombra.

Palmeira-ráfis

Há aquelas pessoas que não tem muito tempo para cuidar das plantas. No entanto, existem espécies mais resistentes e fáceis de cuidar. Com essas características, a Palmeira-ráfis, ou Raphis, se destaca, como uma das preferidas para apartamento, por ser bem versátil. Afinal, podem ser cultivadas em ambientes de baixa luminosidade.

Por isso, é muito comum ver várias delas em shoppings, aeroportos, clínicas e em outros ambientes fechados.

Dracena

Árvore muito conhecida na decoração de interiores, tem como principal benefício purificar e descontaminar o ar, além de eliminar odores de cigarro do ambiente. Atualmente, existem mais de 60 espécies de Dracenas. 

Apesar de haver tipos para jardins, a maioria pode ser usada em interiores. Por isso, a depender da espécie, tome cuidado para não expô-las ao sol. 

Para manter a saúde da sua árvore Dracena, uma dica boa: quando mais escuras forem as flores, de mais sol ela vai precisar.

Decorações naturais estão em alta. E não apenas pelo controle térmico, mas também por proporcionar aos moradores e visitantes ambientes mais charmosos e aconchegantes. Decida por ter árvores no apartamento e aproveite os benefícios que esse tipo de prática oferece.

O calor aumentou? Clique aqui e descubra 4 dicas para aumentar e manter o conforto térmico em seu apartamento!