Como aprovar financiamento mais rápido - mulher usando calculadora

Conseguir aprovar financiamento mais rápido pode ser mais fácil do que você imagina. Foto: Freepik / Reprodução

Conseguir aprovar financiamento mais rápido é o sonho de todos que estão querendo concretizar o sonho do imóvel próprio. Porém, para conseguir esse feito, você precisa tomar algumas atitudes a fim de passar tranquilamente pelas barreiras da burocracia – que não são pequenas. 

Por isso, se você está em dúvida do que precisa preparar de antemão para não possuir dificuldades na hora de solicitar o financiamento do seu futuro imóvel, elaboramos uma lista com 4 dicas que irão tornar a aprovação do crédito mais rápida e te fará ganhar bastante tempo no processo de compra. Confira! 

 

Tenha seus comprovantes de renda em mãos

Para obter um financiamento imobiliário você precisa comprovar renda. Afinal, o crédito é concedido apenas a quem possui condições financeiras para arcar com a dívida. 

Por isso, para facilitar o processo e conseguir aprovar financiamento mais rápido, você deve reunir todos os comprovantes de rendimentos. Afinal, eles serão pedidos pela instituição financeira. Por isso, anote aí: você vai precisar, além dos três últimos contracheques, da declaração do imposto de renda. 

 

Faça um cadastro positivo para aprovar financiamento mais rápido

O Serasa Experian possui um programa chamado “Cadastro Positivo”. Lá, o consumidor entra em uma espécie de ranking e, caso pague as contas em dia ou não tenha restrições de crédito, consegue uma boa pontuação em seu score.

A novidade é que muitas empresas e bancos estão utilizando esse sistema para fazer concessões de crédito aos seus clientes. Isso porque o sistema emite um histórico do consumidor. A partir disso, é possível constatar se o cadastro em questão é ou não de um “bom pagador”.

Dessa forma, manter esse score com uma boa pontuação é fundamental para conseguir celeridade no processo de obtenção do crédito imobiliário.

 

Para aprovar financiamento mais rápido, tenha uma conta ativa no banco 

Só pelo fato de você ser correntista do banco em que deseja fazer o financiamento, o crédito já pode ser disponibilizado de forma mais fácil.

Na Caixa Econômica Federal, por exemplo, as taxas de juros são bem menores do que para quem não é correntista. Além disso, o seu gerente pode intermediar o processo de aquisição do crédito imobiliário e facilitá-lo.

 

Verifique se seu CPF possui restrições

A máxima é simples: se você está com o nome sujo, não conseguirá aprovar financiamento mais rápido. Muito pelo contrário: você não poderá fazê-lo. Por isso, caso possua alguma pendência financeira ou dívida que ainda não foi paga, quite-as antes de solicitar o crédito imobiliário. Se você negociar, pode pagá-las com abatimento de boa parte dos juros.

Para verificar se você possui alguma restrição nos órgãos de proteção ao crédito, consulte o site da Boa Vista Serviços. Isso pode ser feito gratuitamente e leva poucos minutos. Além disso, no site da Serasa Experian você pode encontrar, além do seu score, uma série de dicas de planejamento financeiro. Vale a pena conferir!

 

Viu como algumas atitudes simples podem facilitar – e muito – a aprovação de seu crédito imobiliário? Caso você tenha achado este artigo útil, compartilhe-o com outras pessoas que também estão em processo de compra de um imóvel. Além disso, cadastre-se em nossa newsletter para não perder nenhuma novidade do nosso blog!