fbpx

Apartamento pequeno decorado: 5 dicas práticas para escolher tudo

Apartamento pequeno decorado - dicas de decoração

Ter um apartamento pequeno decorado é mais simples do que você pensa. Foto: Unsplash / Reprodução

Encontrar um apartamento pequeno decorado do jeito certo não é fácil. Por isso, muitos preferem recorrer aos maiores. Entretanto, a metragem do imóvel pouco irá dizer sobre o espaço de um local se você não souber como decorá-lo. Dito isso, não adianta ter apartamentos com vários quartos e mais de 100 metros se você não souber aproveitar esse espaço todo.

Você só conseguirá usufruir de um apartamento pequeno da forma que se deve deixando-o bem decorado. Por isso, daremos cinco dicas de decoração que irão te fazer repensar a necessidade de adquirir apartamentos maiores – e consequentemente – mais caros. Confira!

 

Menos é mais

Você certamente já ouviu essa frase, mas já tentou aplicá-la na decoração de sua casa? Pois é. Para deixar um apartamento pequeno decorado é preciso repensar tudo aquilo que terá utilidade dentro de um imóvel. Além disso, analise especialmente os ambientes que costumam receber mais itens decorativos. A sala e os quartos são bons exemplo disso.

Pensando estrategicamente na disposição de cada coisa e acrescentando somente o necessário em um ambiente, você consegue banir de vez aquela sensação de sufoco que se tem em locais abarrotados de coisas. Uma boa inspiração para adotar ao minimalismo é o estilo escandinavo. Saiba mais sobre ele clicando aqui.

 

Truques de amplitude

Para conseguir dar ilusão de amplitude a um ambiente, existem algumas dicas para deixar seu apartamento pequeno decorado e amplo. Confira:

 

  • Use cores claras, tanto nos móveis quanto na pintura e itens decorativos. Elas ajudam a ampliar os ambientes ao mesmo tempo em que unificam o espaço; 
  • Tons de cinza e bege ajudam a dar a impressão de espaço entre ambientes. Já cores vibrantes têm efeito contrário. Por isso, evite-as;
  • Deixe um caminho livre para circulação e não ponha móveis o atrapalhando. Dessa forma, você traz fluidez ao ambiente;
  • Apesar de ser um truque antigo, utilizar espelhos em áreas menores é uma forma eficiente de trazer sensação de amplitude ao ambiente. Experimente colocá-los ao lado de uma mesa de jantar, por exemplo, e veja o quanto o espaço aumenta com essa simples alteração.

 

Escolha os móveis certos

Móveis com a mesma altura são uma boa forma de trazer linearidade ao ambiente. Consequentemente, a sensação que se tem é de um ambiente mais amplo.

Por isso, na hora de escolher o mobiliário, atente-se a isso. Os móveis planejados ou sob medida são os ideais para conseguir esse efeito, visto que são pensados especificamente para onde serão instalados. Portanto, dê prioridade a eles.

 

Atente-se à iluminação

Iluminação é essencial para dar ilusão de espaço a qualquer cômodo. Por isso, invista em boas fontes de luz. Caso o ambiente em questão não possua janelas, utilize abajures ou outras luzes artificiais e direcione-as aos cantos mais escuros para evitar o achatamento do ambiente.

 

Utilize as paredes a seu favor

Por fim, usar o espaço vertical do apartamento é uma excelente forma de deixar um apartamento pequeno decorado sem abrir mão do espaço. Por isso, use prateleiras e nichos para colocar vasos, quadros e quaisquer outros itens de decoração. 

Ademais, lembre-se que seu apartamento deve ser uma expressão de sua personalidade. Dito isso, utilize as dicas aqui dispostas sem moderação, mas adapte-as ao seu gosto. Afinal, um apartamento pequeno decorado é bonito quando transmite um pouco da essência de quem mora nele.


Para continuar recebendo artigos como este, não esqueça de assinar nossa newsletter. Uma chuva de dicas espera por você!

2019-10-03T11:50:19-03:00