Apartamento pequeno: 5 dicas de como organizar seu lar

O pouco espaço em um apartamento pequeno está entre os principais motivos que implicam na hora de fechar a compra de um imóvel. Se você mora sozinho pode até ser que isso não importe tanto, mas quando tem mais alguém com você isso pode se tornar um fator determinante. 

Ainda mais quando você está se mudando pela primeira vez e já está habituado a morar em casas. Porém, principalmente, se você está começando sua independência e será o responsável pela organização do imóvel. Mas calma! 

Neste post nós te daremos algumas dicas para não desistir do seu cantinho e deixar ele do jeito que você espera, e o melhor, sem apertos!

 

Otimização de espaço em um apartamento pequeno: é possível?

Como decorar apartamento pequeno - loft studio

Foto: Pexels / Reprodução

A primeira coisa a se fazer é analisar bem o ambiente e avaliar como você pode aproveitá-lo da melhor maneira possível. Uma boa recomendação é visitar o apartamento decorado da construtora. Dessa forma, você pode analisar bem o espaço e começar a ter ideias que possam valorizar cada metro quadrado que terá direito! 

Quando o apartamento estiver disponível, agora é partir para a decoração! Pense em adaptar seu imóvel com ideias práticas e funcionais. Para fazer isso, utilize cada cantinho da sua nova casa, aposte em móveis multiuso, divisórias… Enfim, itens-chave que deixem sua casa completa e sem a sensação de que tem várias coisas entulhadas. 

Saiba valorizar e harmonizar o local para receber bem seus convidados e, principalmente, você mesmo!

 

Integração de ambientes em um apartamento pequeno

Outra dica que irá otimizar o espaço do seu apartamento e que não só pode, como deve estar em seu imóvel é a integração de ambientes! Além de criar espaços versáteis, ela ainda pode proporcionar mais interação entre as pessoas. 

Porém, essa proposta deve ser bem analisada. Afinal, você não vai querer que suas visitas olhem da sala a bagunça da cozinha ou do seu quarto. Então isso requer um certo cuidado e organização para que sirva como um benefício e não um problema! 

Como para todo problema existe uma solução, você não precisa desistir da ideia por pensar que isso trará uma invasão de privacidade na sua casa. Na integração, a ideia é que você elimine paredes para ganhar mais espaço. Por isso, as divisórias, cortinas e até portas de correr podem ser uma boa alternativa para a falta de paredes.

 

Lembre-se: utilize apenas o essencial

Como decorar apartamento pequeno - integração de espaços

Foto: Pexels / Reprodução

Chegou a hora de decidir o que é importante pra você e o que pode ser facilmente descartado. Entretanto, isso não quer dizer que você deve aderir ao minimalismo. Muito pelo contrário! Aqui a ideia é priorizar itens indispensáveis e desapegar de coisas que você só vem entulhando sem ter lugar para colocar ou nenhuma função para a sua casa. 

Se você tem muitos móveis, repense sobre a utilidade deles! Você pode desapegar e substituí-los pelos móveis multiuso já citados acima ou, ainda, por móveis planejados. Qualquer que seja sua escolha, prefira os que possuam menos volume.

Se essa for sua primeira casa, cuidado com as compras! Você pode acabar exagerando em alguns itens de decoração que seu ambiente não precisa. Além disso, provavelmente alguns deles não vão contribuir com o visual. 

Porém, a cautela não deve ser só com itens dispensáveis que você comprou idealizando a estética do local. Fique de olho também nos móveis que você vai escolher após a mudança!

 

Se organize e aproveite

Quanto menos coisas houver na sua casa, menos tempo você perderá arrumando. Além disso, mais tempo sobra para desfrutar de seu novo espaço. Viu que a filosofia de menos é mais realmente importa? Por isso, siga nossas dicas e evite perder tempo e dinheiro com o desperdício. Utilize as sugestões para facilitar sua decoração e acertar em cheio na personalidade do seu cantinho novo! 

Após fazer isso, resta apenas aproveitar seu novo imóvel e planejar os bons momentos que estão por vir. E lembre-se: um apartamento pequeno bem organizado enche mais os olhos que qualquer espaço de sobra! 


Curtiu nosso artigo? Então continue acompanhando as novidades do blog e fique por dentro de tudo que faz parte da realização desse sonho que é morar em um lugar só seu!

2019-10-03T11:48:39-03:00