Apartamento decorado: o que é preciso observar durante a visita?

Apartamento decorado Alicante, em Barro Duro Maceió

Foto: Uchôa Construções

Antes de finalmente fechar a compra de um imóvel, você precisa passar por várias etapas. Visitar o apartamento decorado é, certamente, uma das mais importantes. 

Afinal, é através dessa visita que você terá noção do que cabe ou não no local, além de começar a pensar em tudo aquilo que fará parte do seu novo lar. 

Só que você precisa fazer uma visita estratégica, não apenas para admirar o espaço mobiliado. Por esse motivo, se atentar a alguns detalhes é fundamental para fazer dessa ida ao apartamento decorado uma das etapas de sua escolha assertiva. 

Dessa forma, se você deseja saber o que precisa observar ao visitar um apartamento decorado, confira a lista que fizemos com outras dicas essenciais!

 

1. Meça os espaços dos cômodos e seus móveis

Os cômodos de um apartamento decorado são mobiliados, na maioria das vezes, com móveis sob medida. Dessa forma, o aproveitamento dos espaços é feito integralmente. Mas não se engane: isso pode ser uma estratégia para criar ilusões de mais espaço. 

Por isso, é interessante levar uma trena e medir tanto os cômodos quanto os móveis que estão neles. A metragem da parte interna de armários, por exemplo, normalmente é de 60 cm. Portanto, desconfie de números menores que este. Dessa forma, você se certifica que o local conseguirá comportar tudo que você precisa sem passar por apertos.

 

2. Inspire-se com as soluções do apartamento decorado

Apesar de você precisar olhar criticamente o espaço de um apartamento decorado, é ainda mais interessante se inspirar com as soluções que o projeto arquitetônico apresenta. 

Uma das mais comuns é utilizar espelhos para dar sensação de amplitude a um cômodo, e isso pode perfeitamente ser feito em seu imóvel. Portanto, use esse momento para começar a planejar o novo lar.

Além disso, é comum que as soluções arquitetônicas do decorado sejam comercializadas junto com o imóvel. Pode ser uma ótima forma de comprar tudo já pronto para uso.

 

3. Atente-se a portas e tomadas

A maioria dos apartamentos decorados não possuem portas, portanto fica um pouco complicado saber de forma exata o espaço que será tomado com a abertura do cômodo. Por isso, use novamente a fita métrica para medir os espaços com base nos tamanhos mais comuns de portas existentes no mercado. 

Já em relação às tomadas, fique atento à posição em que elas se encontram e de que forma serão dispostas. Isso pode ser conferido no desenho técnico da planta. Você não só pode como deve requisitá-lo.

 

4. Analise revestimentos e acabamentos

A qualidade do acabamento de um imóvel o valoriza e garante que haja menos manutenções e reformas após a entrega. Por isso, faça questão de verificar a procedência de tudo que foi utilizado no apartamento decorado e questione se os mesmos materiais serão utilizados na construção do empreendimento. 

 

5. Visite o apartamento decorado mais de uma vez

A compra de um imóvel não é igual a outras. É um processo longo, tanto em negociação quanto de pagamento. Portanto, tire todas as dúvidas que surjam ao decorrer da visita. Se mesmo assim não tiver certeza, passe no local novamente e certifique-se de tudo antes de dar o próximo passo. 

 

6. Aproveite para observar (e ouvir) o entorno

Na visita ao apartamento decorado, você terá noção do volume dos sons que ecoam do entorno. Além disso, também poderá observar a posição do imóvel em relação ao sol. Por isso, é importante estar presente no local para entender de que forma esses fatores contribuem ou atrapalham a futura moradia.

 

7. Guarde as peças publicitárias entregues na visita

Por fim, lembre-se de guardar todo o material publicitário que a empresa vincular. Além disso, se possível, tire fotos dos ambientes. Além de te inspirar, elas podem servir como prova de reivindicação caso o apartamento seja entregue sem algum dos itens descritos nessas peças. 


Gostou das dicas? Elas certamente serão bastante úteis na avaliação do imóvel que você pretende adquirir. Ademais, caso queira conhecer o apartamento decorado do Alicante, mais recente lançamento da Uchôa Construções, agende uma visita clicando aqui!

2022-06-01T11:53:12-03:00