Decorar um apartamento de solteiro não é tarefa difícil, mas é preciso se adaptar a algumas características comuns nesse tipo de moradia. O espaço menor, por exemplo, é uma delas. 

Portanto, é preciso pensar na disposição dos móveis, no aproveitamento do espaço e, claro, em como imprimir a sua personalidade no local. Afinal, quando se pensa em decoração, uma das principais vantagens de morar sozinho é poder escolher tudo de acordo, exclusivamente, com o seu gosto. 

Sendo assim, pensamos em tudo isso e reunimos aqui o que consideramos as melhores dicas de decoração para um apartamento de solteiro. Agora é só conferir!

Apartamento de solteiro - sala decorada

Foto por Vinicius Amano/Unsplash

 

1. Aproveite o seu espaço da melhor maneira

Espaços compactos requerem um pouco mais de cuidado na hora de escolher os móveis. Isso porque, principalmente nesses casos, é fundamental que a área seja bem aproveitada. Sendo assim, optar por móveis planejados ou feitos sob medida pode ser uma excelente opção. 

Outra alternativa são os ambientes multifuncionais. Ou seja, dois ambientes com funcionalidades diferentes em um mesmo cômodo. Não entendeu? Então imagina que o seu apartamento tem dois quartos, mas você deseja ter tanto um home office quanto um quarto de visitas. O ambiente funcional existe para que você não tenha que abrir mão de uma vontade pela outra.

No caso citado, por exemplo, você pode fazer o home office e o quarto de visitas no mesmo cômodo, basta escolher a decoração e os móveis certos. O sofá-cama substitui a cama tradicional e uma escrivaninha fica no lugar daquela mesa gigante que ocuparia todo o cômodo. 

Outra boa alternativa são os ambientes integrados; eles costumam aumentar a sensação de amplitude. Além disso, portas de correr, espelhos e prateleiras são outros recursos que podem ser utilizados para um melhor aproveitamento da área. As possibilidades são muitas, então aproveite!

2. Opte por praticidade

Geralmente, quem mora sozinho busca praticidade. Por isso, você provavelmente procura um imóvel que seja prático de manter e fácil de limpar e organizar, mesmo que tenha uma pessoa designada para realizar esses serviços. 

Outra coisa a ser observada antes de começar a decorar é o quão fácil será conservar aquela ornamentação ou mobília. Sendo assim, procure escolher revestimentos e móveis resistentes e tranquilos de limpar. Se possível, também evite encher o apartamento de objetos que acumularão poeira e poderão facilitar a bagunça. 

 

3. Foque nos seus gostos pessoais

Como já foi mencionado, um dos benefícios de morar só é poder escolher tudo de acordo com o seu gosto. Logo, não aproveitar essa vantagem seria um desperdício e tanto. Sendo assim, aproveite para colocar seu estilo na decoração do apartamento. 

Pôsteres, fotografias, livros, revistas, lembranças de viagens, tudo pode fazer parte da decoração. Gosta de cinema? Por que não pendurar o cartaz do seu filme favorito? É apaixonado por literatura? Uma estante charmosa, recheada de livros, com certeza deixará seu lar mais bonito. O importante é descobrir o que faz seu estilo e o que você deseja valorizar. 

E aí? Gostou das dicas para decorar um apartamento de solteiro? Então que tal pegar mais referências e inspirações através de outros textos do nosso blog? Você também pode aproveitar e dar uma conferida nos nossos empreendimentos. Além disso, preenchendo o formulário abaixo você assina uma newsletter para receber conteúdo em primeira mão!